Motorola W233 Eco - O celular ECOlogicamente correto!

Eu sou completamente fascinado por celulares.
Troco de aparelhos a cada 6 meses, aproximadamente.
Mas eu tenho noção do impacto causado pela minha "tara": Milhões de toneladas de plástico são descartados todos os dias no meio ambiente, descarte incorreto de baterias, poluição eletromagnética, riscos à saúde humana pela radiação das antenas (sim, é verdade), etc.
Mas parece que uma nova tendência está tomando conta da indústria dos telefones celulares. Assim como em várias outras empresas que tem levado em conta seu impacto no meio ambiente, e feito o possível para reduzir ao máximo os impactos da sua operação, assim como a Google e a Dreamhost, a mais nova "colaboradora" nessa briga, a Motorola, está entrando com o pé direito nesse "novo mundo verde" com a produção do seu novo celular W233 Eco.
Como celular, o novo aparelho não tem nada de espetacular. Na verdade, ele é o que se pode considerar um celular "low-end" ou seja, de baixo custo: Não tem Bluetooth, câmera, wi-fi, infra-vermelho, ou seja NADA...
A única coisa que ele faz de "diferente" em matéria de especificações técnicas é o fato de poder ter sua memória extendida pelo uso de cartões MicroSD.  Ele vem com 1GB de memória, expansível - segundo o fabricante - até 2GB. Não é muita coisa, mas na verdade este aparelho tem outro tipo de "apelo comercial".
Respeito ao Meio-Ambiente
O MotoTM W233 Eco é o primeiro celular do mundo até agora a ser feito de material reciclado. 25% da sua estrutura externa é produzida da reciclagem de garrafas plásticas. Sua bateria, com uma respeitável duração de 9h, ajuda a economizar a conta de luz e leva mais tempo para o descarte.  Todo o material de embalagem e manuais do aparelho são produzidos em papel 100% reciclado e reciclável, bem à moda do Tratado de Kyoto.
Este é o primeiro telefone celular do mundo a obter a certificação CarbonFree, da Carbonfund.org™. A Motorola se compromete a compensar todo carbono emitido na fabricação, distribuição e uso do celular com investimentos em projetos de preservação, reflorestamento e energia renovável.
Todo carbono emitido durante a fabricação dele será compensado em projetos de preservação, reflorestamento e energia renovável. No Brasil, os recursos serão destinados para um programa de tratamento de água, localizado em Vargem Bonita (SC). O processo prevê a coleta do gás metano durante o tratamento de efluentes, evitando que o mesmo seja emitido para o meio ambiente e, desta forma, diminuindo o impacto do aquecimento global. É interessante que a fabricante demonstre interesse em nosso país e em nossas necessidades, demonstrando que somos sim, uma nação digna de nota mediante os interesses das empresas multinacionais quando o assunto é preservação ambiental.

É muito importante que outras empresas sigam este excelente exemplo e façam maior uso de materiais reciclados na produção dos seus aparelhos e equipamentos, tornando possível recolher estes mesmos produtos e transformá-los novamente em algo útil, e até mesmo em equipamentos iguais. Afinal, aqui mesmo no Brasil temos excelentes iniciativas de reciclagem e de aproveitamento de materiais para a produção de novos bens, que podem ser indefinidamente reaproveitados e reutilizados, diminuido consideravelmente a quantidade de detritos que geramos e que descartamos na natureza.
Fonte: Abril

__________________________________________________________
Renato Siqueira
renatosiqueira@gmail.com(21)8828-2882
_______________________________________________________
“O maior desafio tanto da nossa época como do próximo século é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna- o relacionamento dos seres humanos com a natureza.”
(MIKHAIL GORBACHEV)

0 comentários:

Postar um comentário

Juntos com a gente

Blogosfera