Madeira de Plástico - Reutilizando o plástico e salvando o planeta!

Olá pessoal,
No meu último artigo, eu escrevi sobre o "Plástico Verde" e sobre a bolsa de plástico oxibiodegradável. 
Estas iniciativas são muito interessantes e inteligentes, pois irão evitar que o descarte de plástico petroquímico destrua ainda mais o meio ambiente.
Mas o que fazer com o plástico que já foi descartado, ou aquele que será descartado e que não prevê nenhum tipo de preocupação ecológica? A resposta a esta pergunta está sendo respondida nos laboratórios e empresas ao redor do mundo, que tem empregado processos que transformam o nosso lixo plástico comum em madeira !!! Não... Você não leu errado e eu não estou "doidão"!!!
Empresas estão processando o plástico petroquímico e transformando-o em madeira. E a "madeira" produzida pela reciclagem do plástico pode ser utilizada para QUALQUER aplicação que a "madeira de verdade" permita, e ainda mais!
Móveis, bancos, dormentes de trem, peças decorativas, obras de arte, barcos, TUDO. Absolutamente tudo que pode ser feito com madeira natural pode ser também produzido com madeira de plástico, e com enormes vantagens, não apenas ecológica, mas também econômica uma vez que a madeira de plástico é imune a pragas, resiste à umidade e fogo (desde que receba tratamento, no caso do fogo), não solta farpas, pode ser lavada, pode ser furada, cortada, aparada e tudo que sobre depois vira "madeira" de novo!!! Legal, não?

No Brasil a madeira de plástico já vem sendo largamente utilizada. Muitos bancos, pontes e outros objetos  do Parque Nacional do Itatiaia já são feitos neste material fantástico e ecologicamente correto. Também em Copacabana os novos decks da praia são feitos em madeira de plástico. Isso é muito interessante, pois o mesmo plástico que antes servia apenas para poluir as praias agora, depois de reciclado e transformado , pode ser utilizado para trazer beleza e funcionalidade à orla carioca.
Estou colocando abaixo alguns vídeos muito legais que falam sobre a madeira de plástico. Eu assisti e os recomendo a todos. Eu acho que AINDA DÁ TEMPO de consertar o que a gente está destruindo, mas precisamos de mais idéias como estas para diminuir ao máximo o impacto que nós causamos em nosso planeta. Quem sabe, um dia, possamos ter todo um ciclo de consumo que não implique necessariamente na destruição, exploração e degradação.









Se todos nós tivermos a preocupação de darmos preferência a utilizar materiais ecologicamente corretos

0 comentários:

Postar um comentário

Juntos com a gente

Blogosfera