Gasolina feita de... LIXO!!!

Qualquer um de nós aprendeu na escola que o Petróleo é um combustível fóssil, não renovável, que demora milhões de anos para ser produzido e que está se tornando mais escasso a cada dia. E olha que eu escuto este papo da escassez desde minha 5a Série! (é, eu sou velho!)

Porém, dando uma lida nos meus feeds rss, descobri que um grupo de cientistas na Universidade da Califórnia descobriu uma forma de produzir gasolina a partir... do LIXO!

  Certamente, se você tem entre 25 e 30 anos (ou vê muita Sessão da Tarde) já viu a cena do Filme "De volta para o Futuro" onde o Doutor Emmit Brown joga cascas de banana e cerveja dentro de um compartimento na parte de trás do carro que viaja no tempo.

É exatamente este o conceito: Uma forma de transformar lixo em energia! É claro que latas de cerveja não estão exatamente entre os materiais que podem ser utilizados, mas quem sabe um dia ;)

Os biocombustíveis não são novidade. Já possuimos algumas alternativas interessantes e viáveis que podem ser utilizadas para substituir combustíveis fósseis não renováveis. Caso queira obter maiores informações, dê uma olhada neste excelente artigo do blog Nosso Quintal, que aborda o tema de forma bem simples, mas bem completa e didática.

Basicamente, o que os cientistas estão fazendo é utilizar uma bactéria encontrada em 1980 num "lixão" francês para transformar vestígios vegetais em gasolina quimicamente igual aquela produzida através do petróleo.

Com este método é possível utilizar resíduos agrícolas de produtos como o milho, a soja e outros para a produção da "Gasolina Verde". Os cientistas estimar que o custo deste novo combustível seja muito baixo, o que é excelente para nós, consumidores.

O método resulta da combinação da bactéria com a biomassa produzindo um produto químico chamado de Acetato, que a levedura converte em Halogenetos, que por sua vez podem ser convertidos em "Gasolina Verde".

0 comentários:

Postar um comentário

Juntos com a gente

Blogosfera