Carro elétrico - Solução ou Início de um novo problema?

Álcool, Gasolina, Diesel, Gás Natural.
Todas estas opções de combustíveis - umas mais, outras menos - poluem o nosso ar, através dos redíduos da queima que produz a força que move os veículos com motor à combustão.
Se você não faz idéia do que venha a ser um motor à combustão, sugiro que dê uma lida neste artigo antes de continuar a leitura.
Resumindo de forma simples,  motor à combustão é aquele que funciona "explodindo" alguma coisa e transformando a força desta explosão em energia para criar movimento.
Infelizmente, com o enorme crescimento do número de automóveis no mundo, aumentou rapidamente a degradação do nosso ar devido aos gases resultantes da queima destes combustíveis. E infelizmente, a tendência é que a cada dia, o aumento gigantesco da frota mundial crie um ar cada vez mais poluído e causador de várias doenças respiratórias.

Será que este problema pode ser resolvido?
A resposta é sim e os principais responsáveis pela solução deste panorama quase apocalíptico chamam-se carros elétricos!
Basicamente, um carro elétrico é um veículo que funciona utilizando eletricidade como combustível. Teoricamente, com esta nova tecnologia, será possível melhorar dramaticamente a qualidade do ar das grandes cidades, fazendo com que as pessoas possam gozar de um ar menos poluído e melhor qualidade de vida.
Entre as "vedetes" deste "novo mundo verde" a de maior destaque nos últimos meses tem sido o fantástico Chevrolet VOLT.


Volt - O carro que você liga na tomada


O Chevrolet VOLT tem sido o causador de dezenas de manchetes ultimamente na imprensa mundial. 
Basicamente, o VOLT é um carro de luxo (conforme dá pra notar pelas fotos), com tudo que há de mais moderno (e mais caro) em um carro da categoria, com o pequeno diferencial de que ele pode rodar até
64Km com uma carga de 6 horas, conforme pode se ler abaixo:
O Volt pode ser totalmente reabastecido se ligado a uma tomada de 110 volts por cerca seis horas por dia. Quando a bateria de lítio-íon está completamente carregada, o Volt tem autonomia de 64 km na cidade, operando de forma totalmente elétrica. Quando a bateria está descarregada, um motor turbo de 1 litro (1.0 Turbo) e três cilindros gira em velocidade constante para criar eletricidade e recarregar a bateria. De acordo com Lutz, isso aumenta a autonomia e a economia de combustível.

"Se você mora a 48 km do trabalho, 96 km ida e volta, e carrega o seu veículo toda noite ou durante o horário de trabalho, você obtém 62 quilômetros por litro", disse Lutz. "Mais da metade dos americanos moram a menos de 32 km do seu local de trabalho (64 km ida e volta). Neste caso, é possível nunca mais ter de colocar uma gota de gasolina por toda a vida útil do carro."

Além disso, o Chevrolet Volt foi projetado para andar com o E85, um combustível que mistura 85 por cento de etanol e 15 por cento de gasolina. Com o E85, a economia de 62 km por litro corresponderia a mais de 217 km por litro de gasolina.

Caso um motorista se esqueça de carregar o veículo ou viaje de férias, o Volt ainda pode fazer 20 km por litro usando o motor que converte gasolina em eletricidade, estendendo a sua autonomia para 1.029 km, mais que o dobro dos veículos convencionais de hoje.
(fonte)


Ou seja: Com certeza, uma solução viável para o problema dos combustíveis fósseis e uma enorme evolução no mundo dos automóveis.


Ok, e minha conta de luz? 



Este é um fator que as pessoas precisam levar em consideração. Com a "retirada" dos combustíveis fósseis do cenário, entra uma enorme demanda por energia elétrica para alimentar uma frota mundial que cresce milhões de unidades por dia no mundo todo. MILHÕES DE CARROS NOVOS POR DIA, consumindo energia elétrica todos os dias - ao menos uma vez por dia, no mundo todo!
A GM não divulgou em nenhum lugar quanto essa gracinha consome de energia elétrica, mas eu posso apostar que ele consome mais do que meu Macbook, meu iPod, meu N95, meu HTC Touch e meu Rokr E2 juntos! Na verdade, a questão maior é que com a introdução de um carro (na verdade, uma nova categoria de carros) que precisa ser "recarregado" todos os dias, você modifica brutalmente a relação do consumo de energia elétrica mundial. A demanda por energia elétrica aumentará violentamente e nós não estamos preparados para tal aumento, nem as empresas de fornecimento. É claro que temos opções, mas com certeza a primeira resposta das empresas e dos governos será enfiar usinas nucleares em todos os armários de todas as casas da costa leste à costa oeste... Mas, existem opções. Mais limpas, mais baratas e muito mais seguras para o homem e para o meio-ambiente.
Além disso, espero que em breve o Smart Grid se torne realidade em todo o mundo, proporcionando um uso mais inteligente e racional dos recursos energéticos (energia elétrica) mundiais.



Como "alimentar" estas gracinhas sem implantar uma usina nuclear em cada esquina?
Bom, uma coisa é certa: É muito mais fácil gerar energia elétrica do que criar petróleo!
Existem atualmente dezenas de iniciativas em funcionamento que podem ajudar a criar energia elétrica até mesmo através dos nossos movimentos mais corriqueiros, como digitar este artigo (Isso me lembrou um antigo relógio de pulso Orient que ganhei do meu avô. Ele era automático e funcionava com o movimento natural e diário do pulso. Não precisava de "corda").
Hoje em dia, temos geradores movidos a vento, a energia solar ou até mesmo movido a ondas. Mas é importante que os governos mundiais incentivem o uso destas formas alternativas de transformação de energia para que, um dia, nós possamos usar não apenas carros elétricos mais também possamos usar energia elétrica mais barata, mais segura e mais limpa.
Enquanto não tirarmos - por bem ou por mal - a ganância descabida das grandes corporações e governos (principalmente dos países do oriente médio fornecedores de combustíveis fósseis) da jogada, seremos obrigados a continuar respirando um ar cada vez mais poluído, pagando uma conta de luz cada vez mais cara e jogando nosso lixo nuclear no espaço.
Tomara que um dia não tenhamos que pagar por ar limpo e fresco como os personagens do filme "O Vingador do Futuro"!



__________________________________________________________
“O maior desafio tanto da nossa época como do próximo século é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna- o relacionamento dos seres humanos com a natureza.”
(MIKHAIL GORBACHEV)

0 comentários:

Postar um comentário

Juntos com a gente

Blogosfera