Plástico Verde - A solução para o meio ambiente

Olá pessoal,
Vocês se lembram de um artigo aqui do Biodiversidade onde falamos sobre as sacolas plásticas, aquelas que a gente recebe nos mercados e que fazem um mal gigantesco ao meio ambiente? 
Pois é. Ontem eu vi um comercial na televisão sobre algo que me chamou à atenção: O troféu de "Plástico Verde" produzido pelo Oscar Niemeyer para o GP do Brasil de Fórmula 1 .
O "Plástico Verde" é o resultado de alguns anos de pesquisa e de US$ 5 milhões de investimento da empresa brasileira (dá-lhe Brasil) Braskem . O troféu, que está sendo considerado como uma obra de arte pela imprensa especializada, ganharam destaque por terem sido fabricadas pelo primeiro polietileno certificado do mundo e oriundo da empresa petroquímica líder no mercado latino-americano e terceira maior produtora de resinas termoplásticas das Américas . Que ironia!!! :)

Assim como a Braskem, com a sua iniciativa do troféu (que é mais simbólica do que prática), outras pessoas e organizações estão se juntando em prol da causa ambientalista contra o plástico. O plástico petroquímico é um inimigo quase eterno, pois leva até 500 anos para se decompor na natureza, e no ritmo que as coisas estão, não estou certo se temos ainda tanto tempo assim. Ainda bem que em vários lugares, mesmo no Brasil (onde se investe tão pouco em Ciência e Tecnologia), já existem iniciativas sólidas de estudo e pesquisa para a produção de alternativas viáveis ao plástico petroquímico. Uma das pesquisas levou a descoberta do plástico oxibiodegradável e da garrafa pet que se degrada em 45 dias!!!


Também é encorajador ver que as entidades legais, como o Ministério Público de Santa Catarina e o governo do estado do Paraná, estão fazendo a sua parte para que as empresas utilizem as opções menos poluentes, e multando aquelas que só se importam com o lucro, desrespeitando as leis e o meio ambiente.

A seguir, você poderá ver 4 vídeos muito interessantes. O primeiro mostra uma empresa que importou tecnologia para fabricar plástico ecologicamente correto. No segundo vídeo, um fragmento de uma reportagem do Globo Repórter, você poderá ver o que tem sido feito em laboratórios de universidades brasileiras para criar o "pet ecológico": Uma garrafa feita de material que se degrada em 45 dias depois de descartado na natureza!!! Nos últimos dois vídeos, vocês verão o que a justiça está fazendo para obrigar as empresas a se adequar às normas de respeito ao meio ambiente, usando sacolas feitas de material oxibiodegradável e também exemplos de empresas que resolveram tomar atitudes individuais ecologicamente responsáveis e o que os clientes tem achado destas mudanças.












É muito importante e gratificante perceber como as pessoas e até mesmo as empresas e organizações estão tomando consciência da importância das pequenas atitudes. Muitas vezes, pequenos investimentos ou atitudes são o suficiente para um grande resultado positivo para nosso querido planetinha.

Um abraço a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Juntos com a gente

Blogosfera